Os 5 erros mais comuns na gestão financeira de uma empresa

Me encaixo neles. E agora, o que fazer?

11/08/2016

Uma boa gestão financeira, é, sem dúvidas, essencial para o sucesso do seu empreendimento. O mau gerenciamento pode trazer impactos profundos ao seu negócio. A Masterix Sistemas selecionou 5 erros, dentre os mais comuns, para que você não os repita em sua empresa:

 

Confundir finanças empresariais e pessoais

Mais recorrente do que se possa imaginar, principalmente em empresas de pequeno porte. São comuns as confusões entre o capital da pessoa jurídica com o da pessoa física. Imagine que, ao final do mês, todo o dinheiro arrecadado em seu negócio foi guardado em uma gaveta do seu escritório. Na correria, você usou parte dele para quitar a conta de luz residencial. Quanto ainda resta na gaveta? Quanto a empresa obteve de lucro? Este erro gera o desencontro de informações substanciais para o bom funcionamento de um negócio.

 

Não registrar todas as operações realizadas

De um lápis a uma máquina ultramoderna, tudo deve ser devidamente contabilizado para posterior controle e análise. Não manter o registro completo dos gastos da sua empresa é como relaxar em uma rede na beira do mar enquanto o tempo fecha entre raios e trovões. Um desastre previsível.

 

Não elaborar um plano financeiro 

Somente a partir de um planejamento é possível fazer a comparação entre o estimado e aquilo que foi realizado pela empresa. Imagine que pretende fazer uma viagem com sua família para um lugar desconhecido. Ao invés de consultar no GPS quais caminhos possíveis; os prós e contras de cada um deles, opta em seguir, unicamente, sua intuição e confia na existência de placas que indiquem o caminho. Porém, no meio do trajeto, você se perde, não há ninguém por perto para orientá-lo; só levou cartões de crédito e a vendinha local só aceita dinheiro vivo. Você sequer anotou o endereço de onde se hospedariam. E agora? Até reencontrar o caminho pode ser tarde e dispendioso. Quanto teria gasto se planejasse toda a viagem? O mesmo se aplica a um não planejamento financeiro da sua empresa.

 

Não fazer o fluxo de caixa

Qual a quantia havia em caixa ontem? E hoje, qual é esse valor? Esse dinheiro é resultado de vendas ou foi um aporte de investimentos? Quanto dele saiu? Será que foi para pagar contas? Ou talvez, quem sabe, arcar com a devolução para clientes insatisfeitos? Ah! Pode ter ido para pagar os funcionários, não é mesmo?  Se estas perguntas ocorrem em seu dia-a-dia, atente-se! Já passou da hora de promover o controle do fluxo de caixa da sua empresa

 

Não fazer um balanço patrimonial

À medida que seu negócio se expande, é preciso adquirir móveis para o escritório, veículo, ferramentas, equipamentos entre tantas outras coisas. Às vezes, este crescimento é repentino. E, sem um controle prévio, pode se dar de forma desordenada. Além de representar o valor que a empresa possui em bens, o balanço patrimonial permite saber se há necessidade de expansão ou retração.

 

 

Você se identificou com algum desses itens? Não se desespere! A Masterix tem uma ferramenta ideal para  organizar e facilitar o gerenciamento financeiro. Automatizado, completo e com um excelente custo benefício, além do suporte técnico, o SisFin é feito tanto para empresas como pessoa física.

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Por Lara Cúrcio
Analista de Comunicação