Por que preciso pensar na identidade visual da minha empresa?

Como sua marca é vista entre seus clientes em potencial?

16/01/2017

O que as pessoas pensam quando veem o logo da sua empresa? Já parou para pensar que a comunicação visual é um ponto chave para expandir seu empreendimento e consequentemente ter mais lucro?

A famosa frase “a primeira impressão é a que fica” é, de fato, verdade. Existem, inclusive, estudos em psicologia (apresentados no congresso anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidades dos Estados Unidos) que confirmam o ditado popular.

No mundo dos negócios não é tão diferente das impressões pessoais. Em uma Era digitalizada como esta, se fazer presente na Internet deixou de ser um diferencial e passou a ser pré-requisito. No entanto, é preciso estar atento a questões básicas e substanciais. Ao vermos um site bem estruturado e visualmente agradável, a credibilidade depositada na marca é quase instantânea.

Por outro lado, uma página na web que não tenha uma apresentação – minimante – organizada, é automaticamente detectada pela nossa mente como imprópria para o consumo, isso quer dizer que se fosse de uma loja virtual não optaríamos em comprar algo ali.

 

Por que contratar um profissional?

Não é raro encontrar pessoas que acreditam dominar as ferramentas necessárias para criar o próprio logo da empresa de pequeno porte ou mesmo que, por acreditar que irá economizar não gastando com o serviço de um profissional, designa algum funcionário – sem nenhuma instrução – para abastecer as redes sociais da empresa e até mesmo criar as peças gráficas a serem veiculadas na Internet. O problema é que, muitas vezes, essa postura resulta em um tiro no próprio pé. E como é sabido: o barato pode sair caro!

Parece fácil, mas para conseguir que o design seja eficaz é preciso que, além de agradável, o produto seja marcante, único, criativo e ao mesmo tempo, dialogue com a identidade da empresa. Por isso, é indispensável um profissional que domine as tendências de cada área, saiba como fazer um estudo da concorrência e tenha as aptidões necessárias para, a longo prazo, revelar ser um investimento lucrativo.

 

 

Às vezes, mudar é preciso

 

Você já parou para pensar porque, vez ou outra, uma marca reaparece no mercado com uma apresentação totalmente diferente? Dentre as razões, que podem englobar um marketing sem campanhas bem definidas, é bem provável que esteja o grande motivo: o material da comunicação da empresa está ultrapassado.

Isso mesmo! A identidade visual também precisa ser atualizada, afinal, se os consumidores mudam, é preciso mudar para acompanhar o avanço do mercado. Conforme avança a tecnologia e surgem novos concorrentes isto fica cada vez mais claro.

 

 

 

 

Por Lara Cúrcio